educação reflexiva

Escola Yucca

Uma Escola para crianças pequenas

A Escola Yucca nasce, assim como nascem as árvores, com a esperança de ser um lugar dos encontros.

A palavra Yucca vêm do nome de uma árvore e por isso dizemos que é uma Escola ninho. A árvore protege com a sombra, alimenta com o fruto, enfeita com a boniteza e cura com o remédio. Além de proteger, acolher, cuidar e alumiar sobre a vida, sobre a natureza, sobre as pessoas e sobre a infância.

A nossa declaração de intenção: ser uma Escola viva, onde as crianças e os adultos tenham tempo de ter tempo. Tempo para aprender, para conhecer, para criar, para investigar, para estar uns com os outros e para serem protagonistas das suas próprias histórias. Defendemos o direito da criança de viver a infância com boniteza, inteireza, música e poesia.

Yucca, uma escola ninho. Uma política poética.

Aqui existe a elaboração de um currículo para bebês e crianças pequenas, porque além de cuidado, atenção e afeto, os bebês também precisam ser estimulados quanto às suas necessidades intelectuais.

Na Yucca dizemos que o currículo é uma política poética, porque foi pensado para atender bebês a partir de 4 meses até crianças de 5 anos, na sua individualidade, nas suas características pessoais e únicas, assim como, para promover as relações sociais, afetivas e de trocas entre crianças e crianças, crianças e adultos e entre crianças e Escola.

O currículo está sempre em movimento porque entendemos que cada criança tem o seu tempo e a sua maneira de interagir com o mundo e com as pessoas a sua volta, fazendo com que nada seja permanente e tudo esteja sempre em constante transformação, assumindo o compromisso de oferecer a eles meios de aprender a conviver, aprender a ser, aprender a aprender e aprender a fazer a partir de suas experiências de vida.

Yucca, uma escola ninho. Uma política poética.